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LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE TAMANDARÉ

SÃO PEDRO DA ALDEIA – 2011

 DINAMIZANDO O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

ORIENTADORA TECNOLÓGICA: DENISE DOMINGUES MOREIRA DA SILVA

 

APRESENTAÇÃO

 

    Durante o trabalho desenvolvido nos anos anteriores observei que muitas são as dificuldades para um uso efetivo e de conhecimento. Estas dificuldades são observadas nos alunos e professores que não sabem manipular o computador ou programas específicos e portanto tem medo de utilizá-los, alguns usam para lazer e não como fonte de informação e conhecimento. A falta de tempo dos professores para estarem se aperfeiçoando e refletindo sobre o seu papel nesta nova educação também é fator importante. Pensando neste contexto e no fato de que o Laboratório de Informática Educativa do Colégio Estadual Almirante Tamandaré necessita estar sendo utilizado por professores, alunos e comunidade este projeto procura romper com as dificuldades existentes na utilização deste espaço, para que se torne um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem e inclusão digital.

 OBJETIVOS

 

Gerais:

·        Dinamizar a utilização do laboratório de informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte aos projetos pedagógicos de nossa escola no ensino fundamental, médio e com alunos portadores de necessidades especiais.

·        Difundir a informática como um recurso que pode e deve ser incorporado na prática educativa, proporcionando momentos de reflexão sobre as principais mudanças no papel do educador.

·         Orientar a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

·        Desenvolver ações para a inclusão digital e social da comunidade escolar.

Específicos:

·        Estimular os professores a se inscreverem nos cursos de atualização tecnológica promovidos pelo orientador Tecnológico, bem como os oferecidos pelo NTERJ10 e por outros meios através da lista de discussão, cartazes e conversas informais, sensibilizando-os quanto à importância da capacitação para atuarem com a informática.

·        Fomentar, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.

·        Aguçar o sentido de necessidade do trabalho cooperativo entre 'alunos e alunos', 'professores e professores', 'professores e alunos'.

·        Proporcionar à comunidade a oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos, em especial a Internet, com o ambiente de pesquisa, busca de empregos, inscrições em cursos e outras realizadas por este meio.

·        Capacitar os professores quanto ao uso dos recursos de acessibilidade e outros programas que o computador oferece para auxílio de alunos portadores de necessidades especiais.

·        Manter os dados da escola e do laboratório atualizados no sistema SAPI.

·        Incentivar aos professores e funcionários a fazerem seu cadastro no SAPI e o manterem atualizados.

·        Registrar o uso do Laboratório em ficha escrita e no site do SAPI periodicamente.

·        Integrar o trabalho do Laboratório de Informática com os projetos desenvolvidos na escola.

·        Divulgar o horário e as regras de funcionamento do Laboratório de Informática.

·        Atender e Orientar os trabalhos de pesquisa e na realização de atividades de alunos, professores e comunidade.

·        Socializar e divulgar os trabalhos desenvolvidos através do site da escola.

·        Apoiar as atividades desenvolvidas na biblioteca, bem como a divulgação através da construção e atualização do site da biblioteca.

·        Auxiliar os professores durante suas aulas no laboratório de Informática e dar sugestões de trabalho.

·        Incentivar através de conversas e cartazes o acesso ao site da Secretaria de Educação e suas diferentes seções.

·        Apoiar o Programa Conexão e Projetos desenvolvidos pela SEEDUC.

  

METODOLOGIA

 

Durante o ano letivo serão empregadas várias estratégias para que os objetivos sejam alcançados.

Estratégias direcionadas ao desenvolvimento pedagógico:

 ·        Utilização do espaço do Laboratório para abrir ou pontuar reuniões pedagógicas durante o ano letivo. Neste momento serão empregados os diversos recursos que a informática oferece, podendo ser uma mensagem no Power Point, digitação das conclusões do grupo, elaboração de tabelas e gráficos de aproveitamento da turma e outros.

 ·        Realização do diagnóstico da realidade dos professores frente à Informática Educativa através do formulário oferecido pelo NTERJ10. Os professores informarão sobre seus conhecimentos de informática, tempo de utilização e o que sentem em relação as tecnologias de informação para que sejam definidas novas estratégias e centro de interesse para as oficinas que serão realizadas.

 ·        Continuação e atualização da Lista de Discussão na internet através de email. Gerenciar o grupo enviando convite de participação e incentivar a inscrição na lista dos professores do CEAT. Divulgação de cursos e sites relacionados ao interesse dos professores. O grupo tem como objetivo a comunicação efetiva entre os participantes, onde poderão divulgar seu trabalho, cursos, sites, sugestões e trocar email sobre os trabalhos que estiverem sendo feito em conjunto com outros professores.

 ·        Auxilio aos professores durante suas aulas no laboratório de Informática e dar sugestões de trabalho.

 ·        Incentivo através de conversas e cartazes o acesso ao site da Secretaria de Educação e suas diferentes seções.

 ·        Formação de uma equipe de alunos e inscrição na Olimpíada de Jogos Digitais e Educação/edição 2011, promovida pelas Secretarias de Estado de Educação e Cultura. Os alunos serão motivados a participar através de cartazes chamando a atenção para o evento. Colocação do site como página inicial nos computadores do Laboratório de Informática durante as inscrições e nos momentos das provas.

 ·        Apoio ao Programa Conexão desenvolvido pela SEEDUC.

ü      Auxílio aos professores e alunos na ativação do email institucional da SEEDUC e na inscrição nos cursos e programas promovidos por esta Secretaria.

ü      Apresentação e incentivo ao uso do site do Conexão Aluno e Conexão Professor através de conversas, cartazes, visitação orientada e colocação do site como página inicial nos computadores do Laboratório de Informática e sala dos professores durante alguns períodos do ano letivo.

ü      Mostrar aos professores a seção “Hora do Cafezinho” do site acima e pedir que divulguem seus eventos.

ü      Auxílio aos alunos no uso do Boletim Online da SEEDUC.

ü      Palestra para os responsáveis sobre como utilizar o site da Secretaria para visualizar os Boletins Online dos alunos e outros links.

 ·        Promoção de oficinas no laboratório de Informática: Durante o ano letivo serão oferecidos aos docentes oficinas de vivências sobre esta nova tecnologia, para que possam refletir e encontrar meios de incorporá-la a sua aula como uma ferramenta pedagógica. Aos discentes também serão oferecidas algumas oficinas para que possam acompanhar o projeto pedagógico do colégio e possam utilizar a informática como meio de conhecimento e informação no seu processo de desenvolvimento.

 

Oficinas Oferecidas:

 ü      Oficina sobre os programas existentes no computador (Word, Excel, Power point...) para que os docentes as incorporem em suas rotinas pedagógicas.

 ü      Oficina de internet. Após visita à sites educacionais, revistas, jornais, governamentais etc será discutido: o acesso a informação que a internet oferece, avaliação dos sites de pesquisas, sites de pesquisas confiáveis e não confiáveis, segurança na internet (acesso de sites de bate papo e email, fornecimento de dados pessoais) e webgrafia dos sites de pesquisas. Especialmente aos docentes uma reflexão sobre os objetivos, o que e como pedir suas pesquisas.

 ü      Oficina de software educativos. Oficina para que os professores conheçam os softwares existentes no LIED e reflitam sobre como seus recursos poderão ser incluídos ao conteúdo pedagógico e ao planejamento das atividades.

 ü      Oficina de software e jogos educativos para que os alunos não vejam o Laboratório só como fonte de lazer e sim como fonte de conhecimento.

 ü      Oficinas direcionadas, aos alunos e professores do colégio, voltadas para a produção de curta metragem, integradas com o projeto pedagógico anual do Colégio e o Projeto Curtas na Escola:descobrindo o mundo pela linguagem cinematográfica.  Projeto multidisciplinar onde as turmas produzirão curtas baseados nos conteúdos e atividades desenvolvidas durante o ano letivo. A participação dos alunos é efetiva no momento em que escolhem os temas abordados e participam ativamente das diferentes etapas da produção do vídeo. O computador e a internet são utilizados na justa medida em que são úteis ao desenvolvimento do projeto e muitas vezes passam a fazer parte da vida dos alunos quando usam o que aprenderam em outros contextos.

 ü      Oficinas: Roteiro, Filmagem, edição de vídeo e divulgação.

 ü      Oficina de apoio ao Projeto de Inglês: Ceat Music Festival. Será oferecido o curso sobre o programa Audacity, software livre e gratuito, para edição de áudio digital. Ele servirá para tirar o áudio de voz das músicas utilizadas no projeto.

 ü      Oficina de Apoio ao Projeto Matemática Ação e Educação. Será oferecida primeiramente aos professores uma oficina para conhecimento dos jogos existentes no Linux Educacional instalado nos computadores do Laboratório. Será feito o manuseio dos jogos e uma reflexão de como poderiam aproveitá-los de acordo com o conteúdo pedagógico. Esses mesmos jogos também seriam apresentados aos alunos durante sua permanência no laboratório de Informática. Será feito também alguns campeonatos entre os alunos envolvendo os jogos de maior interesse.

 

 Ações de Incentivo à Inclusão Digital:

 ü      Nos horários disponíveis do professor, será oferecida ajuda no planejamento de suas atividades, para que possam introduzir adequadamente o computador e a internet na medida em que forem úteis ao desenvolvimento de suas aulas.

 ü      A Orientadora Tecnológica Auxiliará durante as aulas no Laboratório aos professores que ainda não dominam o equipamento e seus recursos.

 ü      Colocação de cartazes estimulando o uso do LIED pelos alunos em momentos vagos ou fora do horário escolar para que possam explorar os recursos da informática e elaborarem seus trabalhos e pesquisas escolares.

 ü      Durante todo o ano letivo serão expostos cartazes com a divulgação de cursos oferecidos por diversos meios como faculdade, FAETEC, NTERJ10, Conexão aluno, Conexão professor...

 ü      Incentivo à inscrição dos professores nos diversos cursos oferecidos pelo Nterj10

 ü      Conversa e orientação sobre a inscrição pelos professores no site do CTED, Coordenação de Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: https://www.cted.educacao.rj.gov.br

 ü      Incentivo através de conversa e orientação ao preenchimento do Diagnóstico do site do NTERJ10 e confecção de seu próprio e-mail.

 ü      Oficina sobre Informática básica para os funcionários de apoio e professores que não tem conhecimento sobre o assunto.

 ü      Eleição dos representantes de turma utilizando o programa Google docs através da internet, onde o resultado será dado ao término da eleição.

 

 

AÇÕES ADMINISTRATIVAS:

 ·  Uso do programa Itauc para gerenciar o que os alunos estão acessando com o objetivo de evitar o acesso a sites indevidos, explicitados no Art. 13 da Resolução nº 4263.

 ·  Elaboração da Política de Uso do Laboratório de Informática. (veja abaixo )

 ·  Manutenção preventiva do Laboratório de Informática Educativa

O Auxiliar Técnico é responsável pelo funcionamento técnico dos equipamentos de multimídia da escola. Também gerencia a parte de rede e internet existente.

 ·  Atualização do site institucional para divulgação do que acontece na escola. Constará também dicas para professores, pais e alunos; projetos que estão acontecendo; álbum de fotos relacionadas aos projetos etc. (em construção)

 www.cealmirantetamandare.webnode.com.br

 ·  Divulgação, através de cartazes e e-mail para o grupo de prof. do ceat, os recursos tecnológicos que a escola oferece, tais como data show, software, programa Itauc, livros relacionados a informática educativa, aparelho de DVD, Tv escola, Dvds da Tv escola...

 

 ·  Elaboração do cartaz de agendamentos para uso do Laboratório de Informática e Sala de Vídeo e fixação destes na Sala de Professores.

 ·  O agendamento deverá ser feito com antecedência e dependerá da disponibilidade da sala. Em caso de dois professores desejarem usar, a preferência se dará para quem agendou o uso no cartaz acima citado.

 ·  O registro no SAPI deverá ser feito na última hora de funcionamento do LIED de cada turno e nos momentos em que não houver aluno neste espaço. Deverá, na medida do possível, estar sempre atualizado.

 ·  O usuário preencherá uma ficha de uso ao entrar na sala. Nesta ficha constará nome completo, turma, turno, identificação de uso, nº do computador e horário de acesso.

 

POLÍTICA DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

     Considerando que o Laboratório de informática é um espaço de uso coletivo, faz-se necessário a definição de forma clara das regras para sua utilização, estipulando os direitos e os deveres de seus usuários, bem como a necessidade de planejar adequadamente o acesso e a permanência neste espaço. Neste momento é de fundamental importância a Resolução SEEDUC nº 4263 de 13 de abril de 2009, publicada no Diário Oficial Nº 65 de 14 de abril de 2009 e o que foi observado pela OT responsável pelo LIED nos anos anteriores durante o desenvolvimento de seu trabalho. 

 

·        Entende-se por usuário do Laboratório de Informática: alunos, coordenadores, professores, orientadores tecnológicos, auxiliar técnico e servidores da respectiva unidade escolar.

·        É responsabilidade de cada usuário utilizar e conservar de forma adequada os equipamentos de informática do Laboratório.

·         O uso inadequado dos equipamentos do Laboratório de Informática sujeitará os alunos usuários às seguintes sanções: advertência, na primeira infração; se reincidente, receberá uma segunda advertência, que será comunicada à Direção da unidade escolar; na terceira ocorrência, o infrator terá suspenso o direito de freqüentar o Laboratório por um período determinado pela Direção da Unidade escolar.

·        O uso inadequado dos equipamentos e do Laboratório por servidores será apurado na forma prevista na legislação vigente.

·        Os microcomputadores dos Laboratórios de Informática e demais equipamentos devem ser utilizados exclusivamente no recinto dos Laboratórios de Informática, sendo vedada a sua remoção.

·        É vedado ao usuário tentar solucionar problemas de software e hardware, e, se constatada a existência de defeito em qualquer equipamento, deverá comunicar a ocorrência ao responsável pelo Laboratório.

·        A identificação de problemas de caráter técnico nos equipamentos é de responsabilidade do corpo técnico dos Laboratórios de Informática, a quem incumbe a conservação dos equipamentos.

·        A utilização do Laboratório de Informática será feita sob duas modalidades: “Em Aula” e “Aberto para Estudo”. O Laboratório estará “Em Aula” quando houver um professor com a turma fazendo uso do laboratório para aula da estrutura curricular e/ou extra-curricular de algum curso ou disciplina mantida pela escola. O Laboratório “Aberto para Estudo” se caracterizará por não ter um professor e estiver sendo utilizado por alunos para a realização de trabalhos acadêmicos com a supervisão do Orientador Tecnológico ou um auxiliar do laboratório.

·        O uso do Laboratório se dará preferencialmente para: professores com turma, usuário com uso para pesquisa no seu horário escolar, usuário com uso para pesquisa fora do seu horário escolar, usuário com uso diverso.

·        Somente frequentará o Laboratório o aluno que estiver em tempo vago ou fora do seu horário escolar.

·        Aos usuários é permitido o livre acesso ao Laboratório de Informática nos horários em que estes estiverem como: "Aberto para Estudo", de acordo com as disponibilidades detectadas pelo orientador tecnológico.

·        Nos horários em que o Laboratórios estiver alocado para aulas só podem estar presentes o professor, o orientador pedagógico, o orientador tecnológico, o técnico e alunos matriculados nas disciplinas em curso, devendo qualquer outro usuário verificar a disponibilidade do laboratório antes de acessar o recinto.

·        As reservas para aulas no Laboratório de Informática deverão ser marcadas pelo professor, mediante agendamento prévio no cartaz colocado na Sala dos Professores.

·        A Direção da unidade escolar deverá manter um cronograma contendo o horário das atividades programadas.

·        A utilização dos Laboratórios de Informática e de seus equipamentos será exclusivamente acadêmica, vedada a sua utilização para fins particulares ou atividades, tais como: jogos, trabalhos para terceiros, acesso a informações pornográficas, escutar música (qualquer tipo de player), uso de telefone celular, uso de programas de bate-papo, MSN, Orkut, twiter, email não institucional, dentre outras.

·        É proibido instalar, fazer download ou remover programas do computador.

·        É permitida a gravação e leitura de arquivos por parte dos usuários nos equipamentos de informática dos laboratórios, não tendo o Colégio responsabilidade pela integridade dos dados. Ao fazer uso de mídias removíveis, deve-se scanear com o antivírus antes de utilizá-las.

·         É defeso alterar, criar, e/ou remover arquivos fora da área alocada ao usuário, bem como aqueles que venham a comprometer o desempenho e funcionamento dos sistemas.

·        O usuário não poderá modificar a configuração do computador, tais como proteção de tela, área de trabalho...

·        É proibido o acesso ou permanência nos laboratórios portando alimentos ou bebidas de qualquer natureza, ou de pessoas fumando.

·        É necessário que se faça silêncio no interior do Laboratório para não atrapalhar os estudos de outros usuários.

RECURSOS HUMANOS

·        Direção, Coordenação, professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

·        Equipe de Orientadores Tecnológicos de Informática na Educação para atuar no Laboratório de Informática divididos nos dois turnos para que este espaço possa estar em funcionamento todos os dias e em todos os horários. Cabe ressaltar que esta condição é primordial para que os alunos, professores e comunidade escolar tenham acesso à sala para realização das atividades propostas dentro de uma integração dos recursos tecnológicos e a prática pedagógica.

 ·        Técnico em informática para administrar a parte técnica como instalação de programas, conserto de computadores... 

 

 

AVALIAÇÃO:

  ·        No final dos semestres letivos serão elaboradas estatísticas de uso do Laboratório de Informática com o intuito de verificar se houve aumento no uso, qual segmento que usou mais, qual professor que mais usa o Laboratório em suas aulas, quais os recursos programas e softwares mais utilizados, número de acessos ao Laboratório como atividade extra-classe, qual o nº de acesso para uso pedagógico e para lazer... Para isto será utilizado os dados fornecidos pelo SAPI. É importante pontuar que a meta é que haja um aumento significativo quanto à este número em relação a cada semestre.

 ·        Depoimento de professores e alunos no site do colégio sobre o uso do Laboratório de Informática.

 ·        Ao final do projeto será realizada uma reunião com a participação dos professores, coordenadores, diretores e demais profissionais envolvidos neste processo.

 

REFERÊNCIAS

 

·        VALENTE, J. A. Diferentes usos do Computador na Educação. [online].  Disponível  pela World Wide Web:  Acesso em 13 de julho de 2002.

·        DELORS, Jacques. (Org.) A educação para o século XXI – questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

·        Resolução nº 4263 de 13 de junho de 09 publicada no D.O. de 14 de junho de 2009

·        TAJRA, Sannya Feitosa – Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. Ed.Erica – 2000

·        SANCHO, Juana M., Para uma Tecnologia Educacional; Trad. Beatriz AFFONSO nEVES Art. Med., - 1998

·         Tecnologia Educacional; Política, Histórias e Propostas – organizado por Edith Litwin Ed. Art. Med. – 1997

·        ALMEIDA, Maria Elizabeth - Informática e Formação de Professores, vol.1 e 2 Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância

·        Parâmetros Curriculares Nacional: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília

·        Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Almirante Tamandaré

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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