Aqui você aprende!

MATEMÁTICA EM AÇÃO

 MATEMÁTICA EM AÇÃO

OBJETIVOS: Desenvolver a capacidade de analisar, comparar, conceituar, representar, abstrair e generalizar, construindo uma imagem de matemática como algo agradável e prazeroso.

JUSTIFICATIVA: Percebemos em muitos um certo horror pela matemática, como se ela fosse um "bicho de sete cabeças", algo muito difícil de entender e vimos, tanbém, que eles não percebem a aplicabilidade do conteúdo passado em sala de aula. Por isso, pensamos num projeto que facilite a aprendizagem da matemática, que os alunos tenham prazer nas aulas e percebam que a matemática está presente em várias atividades do dia a dia.

INDICADORES: Alto índice de reprovação em matemática em todas as séries do E. Fundamenta e Médio, chegando a 40% na 5ª série vespertina.

ESTRATÉGIAS DE DENSENVOLVIMENTO:

* Montagem da sala de matemática com jogos, computador para alunos, CDs, calculadoras, papéis, cola, régua, pilot, etc.

* Reuniões com professores de área para agendamento quinzenal das aulas/oficinas de matemática.

*Preparação do material concreto para aplicação das atividades nas turmas de acordo com o conteúdo.

* Registro em CDs dos experimentos realizados.

* Organização de campeonatos de xadrez, damas, etc, com a integração de outras áreas.

* Construção do portifólio individual com os registros das atividades realizadas.

METAS:

* Aumentar o nível de aprendizagem em todas as disciplinas.

AVALIAÇÃO:

Será contínua e realizada no final de cada bimestre através dos seguintes indicadores: o poder matemático do aluno, a resolução de problemas, a comunicação do aluno, a compreensão de conceitos, o raciocínio do aluno e procedimentos matemáticos.

SUGESTÕES:

 * Buscar profissionais voluntários para palestras e oficinas.

* Realizar pesquisa com os alunos na internet.

* Incentivar os alunos a utilizar a sala de jogos pelo menos duas vezes por mês.

* Organizar uma Olimpíada de matemática na escola ou na sala de aula.

Visitar outras escolas que possuam sala de jogos para uma interação e troca de experiências.

* Trabalho sobre a história da matemática.

* Utilização da matemática para a construçãode paródias, piadas...

* Criação de jogos com material reciclável.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.